Museu Tiflológico

(post em 04/07/2015)


Na última semana de junho de 2015 tive o maior desafio profissional na minha vida de guia turística. Recebi a dois cegos para visitar as cidades de Madri, Segóvia e Toledo. Além do frio na barriga de sempre – pois um cliente nunca é igual ao outro – como iria guiá-los ? Madri é super preparada para quem é cego com seus “passarinhos” cantando nos sinais de trânsito e suas marcações pela calçada. Mas o que fazer com as atrações tradicionais? Por sorte, Madri tem o Museu Tiflológico voltado para deficientes visuais.

20150625_111841

Inaugurado em 1992 sob patrocínio da ONCE (Organización Nacional de Ciegos Españoles), a exposição permanente, está dividida em três partes: maquetes dos mais representativos monumentos do mundo, da Espanha e obras de arte em geral. Segue uma parte para exposições temporárias e um andar dedicado às máquinas que ensinavam braile para estudantes, além da própria história da ONCE.

20150625_115042

Pensava que o museu não fosse interessado para quem enxergasse. A localização fora do circuitão turístico não me animava, mas nada como sair da zona de conforto para descobrir mais uma joia artística. Não tem como não se emocionar ao tocar as reproduções da torre Eiffel, da Cibeles ou percorrer com os dedos as maquetes de Toledo ou Granada. Quem vê também pode tocar as peças, mas por favor, faça-o devagar, pois não temos o mesmo treino que os cegos. Durante a nossa visita, estavam lá três senhoras de longa data, que enxergavam normalmente, encantadas com as obras expostas.

20150625_110129

Além disso, o acervo conta com várias esculturas, pinturas e instalações de artistas cegos ou deficientes visuais. As obras vão desde o figurativo ao abstrato passando por diversos materiais como madeira, metal ou lã. Por isso, se você está procurando algo diferente ou vem com alguém que tenha alguma deficiência visual, pode visitar o museu Tiflológico sem medo.

Onde? Calle de La Coruña, 18. Metrô Estrecho, L1.

Quando? Terça a sexta: 10 a 14 h e de 17 a 20 h.
Sábados: De 10 a 14 h. Segunda, domingos e feriados: fechado.

Gratuito


Compartilhe |


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2013 Rumo a Madrid

Criação e desenvolvimento Guttdesign

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers