Noite dos Museus…em Buenos Aires

(post em 10/11/2015)


Mais uma colunista convidada no blog. Dessa vez, minha companheira do Brasileiras Pelo Mundo, Ina de Oliveira, conta sobre a Noite dos Museus, em Buenos Aires. Fiquei morrendo de saudades da capital argentina quando a visitei em 2000 e 2001 (tudo isso?). A Ina, além de ser gente boa pracaramba, é minha colega como professora de português e história; e escreve um blog com ótimas dicas de viagem, o Vida e Viagens. Com tanta coisa em comum tínhamos que ser amigas! Aproveitem os conselhos e curtam mais um pouco da vida cultural portenha.

Noite dos Museus

É um prazer ver o meu blog interagindo com o da Juliana e fazendo uma espécie de ponte-aérea Buenos Aires-Madri.

Para quem não sabe, Buenos Aires é uma capital imensamente cultural. Sempre há eventos pagos e gratuitos em todos os âmbitos das artes durante todo o ano. No quesito cultural é uma cidade que realmente não para. Esse fato tornou bastante difícil escolher apenas um assunto para abordar aqui, porém depois de tanto pensar vou escrever um pouco sobre um evento cultural muito bom que acontece todos os anos entre outubro e novembro: La Noche de los Museos.

A primeira edição foi em 2004. É uma noite onde todos os museus da cidade, galerias de arte e alguns lugares que somente abrem em ocasiões especiais ficam com suas portas abertas das 20h até às 3 da manhã. As visitas são totalmente gratuitas. Nesta última edição participaram 222 lugares, sendo 173 no centro e outros espalhados em 28 bairros da cidade. Há cartazes por toda a cidade e a programação é divulgada no site do Goberno de La Ciudad de Buenos Aires e durante essa noite são entregues folhetos com todos os circuitos.

Os circuitos são por bairros. Neles, além de marcarem os museus participantes, também há indicações sobre qual a melhor ordem para seguir, os caminhos, sejam de ônibus ou a pé, informam também sobre os estacionamentos, e sugestões de exposições. Entrando no site os participantes podem imprimir o Pase Libre e com ele utilizar várias linhas de ônibus que circulam pelos circuitos sem pagar pelas passagens.

O mais legal, além de visitar esses museus, é estar caminhando pelas ruas da cidade pela madrugada adentro com amigos e/ou família em prol da arte e da cultura. Buenos Aires é muito bonita à noite e com a temperatura agradável da primavera torna-se ainda melhor. Muitas pessoas fazem um encontro prévio em suas casas ou na casa de amigos, bebem e comem algo e daí saem juntos para começarem seus circuitos e depois do passeio vão a alguma pizzaria ou cafeteria do caminho para fechar a noite ou decidem ir a alguma discoteca (aqui as discotecas começam a partir das 2h).

Para os que são preocupados com a segurança, é bastante seguro, pois a cidade está preparada e acostumada a esse tipo de eventos e realmente são muitas as pessoas que participam. Esta última edição foi no sábado 31/10 e coincidiu com a noite de Halloween e como diversos lugares promoveram festas, as ruas de bairros como o de Palermo estavam totalmente tomadas de gente.

É uma atração para todas as idades e gostos. O único trabalho é saber por qual museu começar. Agora você já sabe: se viajar para Buenos Aires entre outubro e novembro e gostar de arte aproveite a Noite dos Museus e faça uma linda caminhada numa noite super cultural.

 


Compartilhe |


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2013 Rumo a Madrid

Criação e desenvolvimento Guttdesign

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers