Oficina de Flamenco na Casa Patas

(post em 23/11/2018)


Sempre tive vontade de entender mais sobre o flamenco, porém é uma das coisas que a gente vai adiando e deixando de lado. Entretanto, pude realizar este sonho graças à oficina oferecida dentro das atividades do V Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros realizado em Madrid.

O local escolhido foi a Casa Patas, um dos mais tradicionais de Madrid para ver um espetáculo de flamenco e que também funciona como escola de baile e música. Assim aprenderíamos com quem está nos palcos e ensina ao mesmo tempo.

Divididos em dois grupos aprenderíamos a dançar e a tocar cajón. Bem, na verdade, foi uma introdução ao princípio dos primeiros passos e às primeiras batidas desse mundo infindável que é o flamenco.

Professor paciente! Foto: All you need is photo

Comecei com a aula de baile. “O importante no flamenco é a atitude, declarou” a professora. Peito estufado e postura de estou aqui para ganhar.

Depois ela nos mostrou a posição dos braços, mãos e começamos a sapatear. Logo nas três primeiras sapateadas, a minha lombar avisou que ela não aguentaria e se eu quisesse andar pelos próximos dias, que esquecesse o sonho de ser uma Lola Flores brasileira. Tive que me contentar em acompanhar os compassos mentalmente e me limitei a fazer os movimentos com os braços.

Não sei se foi o sorriso contagiante, as palavras de incentivo ou a convicção que emanava da bailaora-professora, mas o fato é que ela conseguiu que todo mundo mantivesse o ritmo, acertasse o tempo e até segurasse a cadência. Momento mágico que só a música e arte podem nos proporcionar.

Em seguida, subimos para fazer uma, como direi, uma introdução ao começo do princípio do cajón. O professor primeiro nos explicou como o genial Paco de Lucía introduziu o instrumento após uma turnê no Peru. Depois disso, nos fez descobrir os agudos e graves, e nos brindou uma experiência através de três células rítmicas.

Até que fizemos bonito! Foto: All you need is photo

O mais interessante é que funcionou e o som saiu! Não sei se foi o duende que estava presente ou a pedagogia do professor, mas algo parecido com uma batucada brotou daqueles blogueiros brasileiros que nunca haviam tocado cajón na vida.

A festança continuou com uma bela apresentação de flamenco, mas infelizmente eu não pude assistir porque no dia seguinte guiaria vinte blogueiros pelo centro de Madrid. No dia seguinte, soube que tinha perdido um grande show e não me surpreendi nada porque a Casa Patas sempre é garantia de um bom programa!

Anote:

As oficinas de flamenco podem ser consultados na página da Fundación Conservatório Casa Patas.

Casa Patas

Endereço: C/ Cañizares, 10

Email: info@casapatas.com

Espetáculos de segunda a sábado.

Blogs Participantes do V EEBB:

viajoteca, viajapedia, anakrueger, londrespravoce, contandodestinos,

viagemjovem, 7cantosdomundo, contandodestinos, mochilou,

euandopelomundo, holandesando, viagensdemae,

passaportecompimenta, ligadoemviagem, viajarpelaeuropa,

decafeporbarcelona, destinoprovence, destinomunique,

degusteseudestino, oportoencanta, quartodeviagem, estrangeira,

vivabarcelona, michelletaodistante, emroma, brunapraviagem,

brazuka, thenerdylands, claudias-welt, grazieate, pragaboemia,

melissanaholanda, anadeamsterdam, viagem0800, viajecomvivi,

bonsventosmelevam, zanzemos, BLPM, Aqui se fala português,

Entretapasycanas, Rumo Madrid, Mel a mil pelo mundo,

Estoesmadridmadrid, Manaiaaraujo, The get away, That good trip.

E os nossos apoiadores:

Hotmart

Civitats

Guest to Guest

Hostal Persal

Madrid Destino

Casa Patas

Hammam Al Ándalus

Wifi Away

Madrid City tour

Ale Hop

Aceite Oro de Canava

Chocolatería San Ginés

Mercado de San Ildesonfo

Far Home

2060 Hostel & Market

Cerveza La Virgen

Fotógrafos – All you need is photo

Kellen Pohlmann – Redes Sociais

BLPM visitas

Fernando Gimenez – Design


Compartilhe |


8 Comentários

  1. Tina Wells diz:

    Foi incrível a aula de flamenco… eu não subi para o batuque, mas soube que foi muito legal também. E o show, maravilhoso!

  2. Ah, chateada que perdi essa, seu relato e as fotos e vídeos de quem estava lá mostraram o quão interessante e divertido foi essa oficina!

  3. Amei de mais a experiência de poder aprender um pouco sobre a dança e música flamenca e no final ainda poder assistir um show! Nunca tinha assistido um show flamenco antes e esse vai ficar pra sempre na minha memória! =)

  4. Adorei rever as chicas do BLPM o evento foi um sucesso. Bjs

  5. Ju, eu amei a experiência! Do começo ao fim foi maravilhoso. Lendo o seu relato foi uma delícia vivenciar novamente esse dia. Adorei!

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2013 Rumo a Madrid

Criação e desenvolvimento Guttdesign

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers