Palácio de Fomento – visitas guiadas

(post em 03/08/2014)


Este ano, o palácio de Fomento – atual sede do ministério da Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente – abre suas portas para visitas guiadas gratuitas e pagas. As primeiras são realizadas sábados e domingos ao 12h e as segundas tratam-se de visitas teatralizadas onde atores interpretam uma peça e assim explicam a história do edifício. Esperamos que esta iniciativa perdure por muitos anos. Mais informações abaixo.

No século 19, a Espanha havia crescido e modificado bastante sua estrutura política. Era preciso incentivar e controlar a indústria nascente, instruir os cidadãos e administrar a agricultura. Por isso, foi criado o ministério de Fomento que abarcava essas especialidades, além da instrução pública. O edifício foi construído sobre os alicerces da Escola Central de Artes em Ofício que havia começado a levantar em 1881. O arquiteto que assumiu a empreitada foi Ricardo Velázquez Bosco, o mesmo autor do palácio de Velázquez e de Cristal no parque do Retiro.

DSC01987

A fachada é neoclássica com belas colunas e duas cariátides representando a Indústria e o Comércio; e as Artes. Por dentro, destaca-se a escada monumental que nos leva ao interior dos escritórios. Na minha visita ganhei um verdadeiro bonus: havia uma senhora fazendo o tour cujo pai havia trabalhado lá. De vez em quando ela se virava pra neta e dizia alguma anedota da época. Adorei! Aliás, o edifício conta com elevadores e quem tem problemas de locomoção e carrinhos de bebês pode ir sem problemas.

DSC02018

Começamos o passeio com a fabulosa escada imperial, decorada com mármore de Carrara. No teto, uma impressionante cúpula com afrescos pintados por Alejandro Ferrant e Manuel Dominguez com figuras alusivas às responsabilidades do ministérios quando foi criado.

Seguimos a visita vendo a escada e o elevador privativo do ministro, a sala de reunião, e alguns escritórios que tem obras de arte como o tapete confeccionado na Real Fábrica de Tapetes e belas pinturas no teto. Interessante também é o uso que se fez de materiais que eram novidades na época como o ferro e o aço. Passamos por uma escada internada ricamente trabalhada e chegamos à galeria dos antigos titulares da pasta retratados em pinturas a óleo.

DSC02080

Por se tratar de um edifício em uso, as visitas só podem ser feitas sábado e domingo e devem ser agendadas com antecedência. Portanto, garanta o seu lugar.

Visitas guiadas gratuitas:

Onde? Pº de Infanta Isabel, 1.Metrô: Atocha Renfe (línea 1)

Quando ? Sábados (que não são feriados) e domingos, às 12h.

Reservas: de segunda à sexta, de 10h às 14h. Telefone: 91 347 50 68. Apresentar documento de identificação como o passaporte.

Visitas teatralizadas pagas:

Quando? Sextas e sábados, às 20h.

Quanto? 8 euros

Realizam-se no mesmo local e se reservam pelo mesmo telefone.

Mais informações em espanhol: http://www.magrama.gob.es/es/ministerio/palacio-de-fomento/visitas-guiadas/


Compartilhe |


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2013 Rumo a Madrid

Criação e desenvolvimento Guttdesign

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers