Palácio de Linares-Casa de América

(post em 17/12/2013)


DSC08378Em Madri existe o triângulo das artes formado pelos museus do Prado, o Reina Sofia e o Thyssen. Essas instituições são essencias na visita de qualquer turista ou amante da arte, mas outro circuito deveria ser incluído na agenda dos visitantes. Trata-se do conjunto de três casas que agora são museus. Casas? Na verdade, palacetes! Construídos e habitados por gente rica, que gostava de arte, mas que ao final da vida resolveram legar sua residência e coleções ao Estado. A eles, o meu muito obrigada!!

La impresionante escalinata de entrada
Foto: Palacio de LinaresMinube.com

 

 

 

Já falei do museu Cerralbo e da Fundação Lázaro Galdiano. Hoje vou mostrar para vocês o palácio de Linares que serve de sede da Casa de América. O palacete começou a ser erguido em 1877, mas as obras só terminariam em 1900. Logo na entrada somos recepcionados por uma escada em mármores de Carrara, pinturas e os brasões do marquês que estão esculpidos ou pintados em quase todos os cômodos.

Palacio de Linares Madrid 271004
Foto: Palacio de LinaresMinube.com

 

 

 

Os nobres moradores não pouparam esforços para decorar a casa. Os guias nos mostram a sala de jantar, o escritório, a sala para os “meninos” fumarem e outra para as “meninas” retocarem a maquiagem. Tudo isso com estátuas douradas, tapetes, pinturas com temas gregos pelos tetos. Naqueles tempos também não podia faltar uma sala de inspiração oriental e os marqueses a fizeram uma com delicadas cenas da natureza inspiradas nas gravuras japonesas.

Imperdível é a pequena capela, de inspiração neobizantina e neomudéjar, onde estão pintados os doze apóstolos e São Paulo. O lustre podia ser retirado e desta maneira servia para descer os bebês para receberem o batismo. Já no jardim se encontra a incrível casinha de bonecas onde brincava a afilhada e, posteriormente, herdeira dos nobres.

Aliás, os marqueses não tiveram filhos e isso deu muito falatório nas rodas sociais da época e até hoje. Dizem que, na verdade, eles seriam irmãos e viviam ali juntos, mas cada um no seu canto. Como não conseguiram controlar sua paixão, a filha que tiveram foi emparedada e dizem que se escuta seu choro, bem como os lamentos dos marqueses. Há defensores e adversários dessa teoria e o enigma continua…

Hoje, parte do palácio é ocupado pela Casa de América onde se exibem filmes, se realizam palestras, mostras e exposições sempre com a temática latino-americana. Sou fã e frequentadora assídua do lugar e espero que vocês também o conheçam e aproveitem este centro cultural encantador.

Visitas guiadas:

Quando ? Sábados e domingos às 11:00h, 12:00h 13:00h.

Onde ? Plaza de la Cibeles, 2 Metrô Banco de Espanha, L2.

Quanto? 8 euros

Para ver as exposições:

Quando ? Terça a sábado de 11.00 a 20.00. Domingos, de 11.00 a 15.00.
Onde? Entrada pela calle Marqués del Duero, nº 2.

Gratuito

O Rumo a Madrid agora está no Instagram com o nome de @rumoamadrid. Siga a gente por lá!

 


Compartilhe |


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2013 Rumo a Madrid

Criação e desenvolvimento Guttdesign

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers