Parque de Berlim

(post em 08/11/2014)


Esta semana, quem diria, lá se vão 25 anos da caída do Muro de Berlim. Datas históricas servem para isso: refletir. Mas não se preocupem que não vou ficar fazendo considerações histórico-sociológicas sobre o significado deste episódio aqui; e sim, vou mostrar para vocês o Parque Berlim e suas atrações.

Inaugurado em 1967,o Parque Berlim tem cinco hectáres de muito verde, esculturas de alemães ilustres, bares e ao lado, está o Auditório Nacional de Música. Desde 1990 abriga três pedaços do muro. Assim, se você ainda não teve oportunidade de ver o que restou do muro na capital alemã, pode fazê-lo aqui em Madri.

DSC08055

Além disso, o jardim é super agradável, povoado de árvores lindas, um auditório para atrações musicais, brinquedos para crianças e um monumento a outro amigo meu, Beethoven. Com toda justiça, o busto do compositor está posto em cima de um piano. Quando visitei o parque, dois pimpolhos tentavam deslocá-lo e pelo visto iriam conseguir e por isso, a foto não ficou muito boa.

DSC08065

Aliás, Madri e Berlim são cidades-irmãs. Procurei no oráculo do século 21 qual seria o motivo, mas não encontrei nenhuma resposta convincente. Bem, arrisco as minhas: ambas são capitais, passaram por guerras dentro do seu território, tem dois monumentos que são porta/arco do triunfo (Porta de Alcalá e Brandeburgo) e adotaram o urso como símbolo. Se aqui temos o urso e o madronho, a cidade alemã tem o urso de pé mostrando as patas numa atitude de poucos amigos. Queria só ver os dois abraçadinhos…

Onde? Avenida Ramón y Cajal. Metrô: Concha Espina, L9.DSC08062

Em Madrid, onde há comunidade alemã é bem ativa, temos a bela Igreja Luterana que vale a visitinha.

 


Compartilhe |


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2013 Rumo a Madrid

Criação e desenvolvimento Guttdesign

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers