Parque do Retiro

(post em 01/11/2013)


O Parque do Retiro é atração turística obrigatória durante sua viagem a Madri e programa de lazer para muitos madrilenhos, pois há teatros, bares, restaurantes, centros culturais, espaço para a patinação e outras modalidades esportivas. Para quem vai com crianças há um sem número de mágicos, músicos e atores que fazem a alegria dos pequenos.

 

DSC01183

Criado entre 1630-1640, a partir de terrenos doados por um nobre a Felipe IV, o parque sofreu enormes modificações e reduções ao longo dos séculos. Já não existem mais o zoológico, a fábrica de porcelana e o observatório astronômico foram desativados. No entanto, ali encontramos várias esculturas e monumentos que embelezam o lugar e fazem a alegria de forasteiros e nativos.

 

Atrações não faltam. Domingo de sol de primavera, por exemplo, significa concerto da Banda Sinfônica de Madri. Fundada em 1908 a Banda possui um repertório que prestigia os compositores espanhóis e se apresenta em um coreto como aqueles que existem em cidades de interior. A temporada se estende até julho, para nas férias de agosto e volta em setembro.

Aliás, o coreto do parque do Retiro deve ser o espaço mais democrático de lá. Já vi roda de capoeira, ensaio de balé flamenco e adolescentes ensaiando uma peça de teatro. Em um domingo, fim de tarde, encontrei uma autentica milonga ou baile de tango onde todo mundo é convidado a se arriscar ao som de Gardel.

Monumento a Alfonso XII

Monumento a Alfonso XII

Mas o que deixa os turistas de queixo caído é o monumento a Alfonso XII, em frente ao lago artificial onde se pode alugar barquinhos para remar. Inaugurado em 1922 a estátua equestre do Rei está no centro de um conjuntos de colunas e rodeada de figuras alegóricas, mitológicas e animais. Quer conseguir o mesmo ponto de vista da foto ao lado? Basta alugar um barquinho e remar…

 

Ah, sim. Lá está a natureza em todo seu esplendor. Além da vegetação e dos animais como patos, tartarugas, carpas gigantes, esquilos e pássaros. Já encontrei destaco os pardais, catorras argentinas, melros, urracas, pombos e os carboneros (primos das cambaxirras). Cada um tem a sua personalidade, mas os carboneros pousam na mão de quem lhes oferece uma noz ou um amendoim.

 

Este post foi só uma pequena introdução. Vou mostrar as diferentes esculturas, recantos e construções que fazem do Retiro o mais badalado dos parques madrilenhos. Enquanto isso visite a galeria para ver fotos das diversas atrações do lugar.


View Larger Map

Conheça mais parques de Madrid:

Parque del Oeste

Parque del Capricho

Parque de Berlim


Compartilhe |


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2013 Rumo a Madrid

Criação e desenvolvimento Guttdesign

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers