Parque Juan Carlos I

(post em 13/01/2015)


Fora da zona turística madrilenha, ao lado do centro de convenções e feiras de Madri, fica o belo parque Juan Carlos I, inaugurado em 1992 quando Madri era capital europeia da cultura. Aliás, 92 deve ter sido o Ano da Espanha, pois foi quando os Jogos Olímpícos aconteceram em Barcelona e a Exposição, em Sevilha.

DSC01571

Na rotunda perto do parque somos recepcionados por um busto de dom Juan de Borbón y Battenberg, avô do atual rei Felipe VI. A cabeça tem sete metros, cinco toneladas de peso e foi inaugurada no dia 27 de junho de 1994, de autoria de Victor Ochoa. Na base, a assinatura do homenageado e a curiosidade de estar voltada para a direção sul, onde está o mar tão querido por ele. O artista soube captar muito bem o estresse que foi para dom Juan ter sido pretendente do trono durante quarenta anos para finalmente ter que abdicá-lo em favor do filho, o rei Juan Carlos I.

DSC01586DSC01609

 

 

 

 

 

 

O lugar é enorme, mas você pode alugar gratuitamente bicicletas mediante apresentação de um documento de identidade. Ou então sair caminhando entre os chafarizes, pular os jorros de água ou se perder pelas obras de arte expostas. Há um caminho dedicado à esculturas com obras muito interessantes como “Dedos”, do chileno Mario Irarrázabal. Também está lá uma homenagem às três culturas – judaica, árabe e cristã – que formaram a Espanha, além de uma às vítimas do Holocausto, dentre outras. Para os pimpolhos há os brinquedos de sempre e uma fantástica caravela estilizada onde é possível brincar de navegador.

DSC01601

Para quem quiser curtir a natureza, naquela zona havia um olival que foi preservado e incorporado ao traçado do projeto e assim podemos contemplar azeitonas no pé. Ali está o rio Mazanares cortando o parque e é permitido praticar canoagem naquele ponto. Infelizmente, o parque fica perto do aeroporto o que significa que não se encontram o silêncio e paz desejados, pois é possível ouvir o zumbido das aeronaves.

Endereço

Glorieta Don Juan de Borbón y Battemberg, s/n

Metrô: Campo de las Naciones, L8. Na estação, já tem uma saída para o parque. Não tem erro!

Horário

De junho a setembre: sexta e sábado de 7 a 1 horas. Durante a semana de 7 a 1 horas.
De outubre a maio: sexta e sábado de 7 a meia-noite. Durante a semana de 7 a 23 horas.


Compartilhe |


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2013 Rumo a Madrid

Criação e desenvolvimento Guttdesign

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers