Páscoa Militar

(post em 06/01/2016)


Dia 6 de janeiro, dia de Reis, é feriado nacional na Espanha. A criançada aproveita para brincar com os brinquedos que os Reis Magos trouxeram no dia anterior e comer mais um pedaço de roscón. Quer saber mais? Clique aqui e e descubra como se comemora este dia.

Para os militares, o dia 6 de janeiro marca o início de seu ano de atividades em uma cerimônia que acontece no Palácio Real presidida pelo rei. Aliás, sabia que participei da festa de entronização do Rei Felipe VI? Claro que foi à distância, mas eu estava lá!

DSC07473

Mariano Rajoy espera pelos Reis.

Mas como ia dizendo…Corria o ano de 1782 e os espanhóis acabavam de recuperar a ilha de Menorca dos ingleses. Para celebrar esta fato, o rei Carlos III resolveu inaugurar o ano militar reunindo os chefes militares da época e a tradição continua, agora incluindo os comandos da Guarda Civil.

Em 2005, na primeira vez que estive em Madri estava eu andando pelas ruas com cara de turista boba quando vi uma movimentação no Palácio. Entrei, fiz amizade com a senhorinha do lado que me explicou tudo. Tenho as fotos até hoje. Agora, exatos onze anos depois, enfrentei o frio e novamente presenciei a cerimônia simples que acontece no Pátio da Armeria. Dessa vez, estava com uma câmera melhor e consegui filmar. Confira na página do facebook!

DSC07488

Os reis e demais autoridades escutam o hino da Espanha.

Com a cavalaria e a infantaria em uniformes de gala (e do século 19), as autoridades esperam pelo Rei e a Rainha. Enquanto isso, tocam o hino da Espanha, gritam “Viva Espanha!” e cada um tenta se proteger do vento gelado. Chegam os ministros da Defesa, Pedro Morenés e do Interior, Jorge Fernández Díaz e o presidente do governo Mariano Rajoy; e finalmente, os soberanos que são cumprimentados pelas autoridades. Um observação: o rei Felipe VI faz a alegria de qualquer fotógrafo, pois no alto dos seus 1,93 ele é facilmente localizável. As autoridades escutam o hino e quando este termina o povo bate palma! Viram ?? Isso acontece também por aqui.

Depois, o Rei passou em revista as tropas, enquanto a Rainha caminhou em companhia do presidente do Governo até a entrada do Palácio Real. Lá, o o ministro da Defesa faz seu discurso e o Rei o dele, ambos fazendo um balanço sobre as atividades militares levadas a cabo no ano anterior. E para terminar um vinhozinho, que ninguém é de ferro e o no frio sente-se mais fome.

E o povo? Ah! A banda começa a tocar e todo mundo espera os soldados saírem para fazerem mais fotos e terem histórias para contar esperando o ano que vem.

O Rumo a Madrid agora está no Instagram com o nome de @rumoamadrid. Siga a gente por lá!


Compartilhe |


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2013 Rumo a Madrid

Criação e desenvolvimento Guttdesign

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers