Pedro Moreno em dose dupla

(post em 09/12/2015)


O violonista brasileiro Pedro Moreno toca nesta quinta e sexta em dois eventos muito especiais. Na quinta-feira, dia 10, quinta, Moreno se apresenta no Bar Liber Art dentro do projeto Parangolé (mais informações abaixo), ao lado do mexicano Dario Santamaria (flauta), da espanhola Susana Rico (violoncelo) e do brasileiro Emiliano Benevides (percussão). No show há espaço para o choro, baião, bossa-nova, samba e maracatu, nas obras dos compositores como Zequinha de Abreu, Luiz Gonzaga, Nelson Cavaquinho, Pixinquinha, Chico Buarque e também de Pedro Moreno.

No dia seguinte, dia 11, na Función Lenguaje, o instrumentista faz show novamente com a violoncelista Susana Rico e o flautista Dario Santamaria, e com participação especial do pianista Alejandro Milohnojas. Nesta apresentação, Pedro Moreno vai explorar temas clássicos da MPB com arranjos para esta formação e também apresentar composições de sua autoria.

pedro moreno quarteto

Pedro Moreno, Susana Rico e Dario Santamaria.

Nascido em Itabuna (BA), mas criado em São Paulo, na cidade de Sete Barras, Pedro Moreno lembra exatamente quando comprou seu primeiro violão: “no dia em que John Lennon morreu” declara. Através das revistas de cifras que eram vendidas nas bancas, Pedro Moreno começou a aprender o instrumento e a cantar. Mais tarde entraria para a Faculdade Paulista de Artes, onde cursou canto e, posteriormente, seria concursado do Coral do Estado de São Paulo.

A vinda para a Europa aconteceu quase por casualidade. “Num show no Centro Cultural de São Paulo, um representante do cassino de Estoril me viu e recebi o convite para trabalhar em Portugal” conta Pedro Moreno. “Não planejei nada, mas a vida foi tomando caminhos e simplesmente fui seguindo” recorda o compositor que foi a Estoril para ficar três meses e passou 16 anos ali. Casou-se com uma espanhola e veio para Madri em 2007.

Atualmente, Pedro Moreno faz um intenso trabalho de divulgação da música brasileira na Espanha. Este ano, participou da montagem da Ópera do Malandro, de Chico Buarque, encenada pela companhia Teatro de Fondo, em Madri e no último dia 4, deu uma conferência sobre a vida e obra de Chico Buarque e fez um show na Universidade de Oviedo.


Parangolé: “Brasil Di-verso y canciones atemporales”: Pedro Moreno, Dario Santamaria (flauta), Susana Rico (violoncelo) e Emiliano Benevides (percussão).

pedro parangole

Quando? Quinta, 10 de dezembro, às 21:30h*.

*Às 20:30 – aula de dança de salão com Carlos Martini. Valor: 6 euros individual. Casal: 10 euros.

Onde? Bar Liber Art – calle de Ave María, 32. Lavapiés, L3 e Antón Martín, L1.

Quanto? 5 euros

 


Pedro Moreno Trio

Quando? Sexta, 11 de dezembro, às 21h.

Onde? Fundación Lenguaje, calle Doctor Fourquet, 18. Metrô Atocha, L1.


Compartilhe |


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2013 Rumo a Madrid

Criação e desenvolvimento Guttdesign

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers