Pierre Bonnard

(post em 12/10/2015)


Depois de passar o verão fechada e em reformas, a sala Recoletos da Fundação Mapfre traz uma linda retrospectiva sobre o pintor francês impressionista Pierre Bonnard. Disse impressionista? Bem, Bonnard foi contemporâneo desta corrente, mas formou um grupo chamado nabis que tinha sua própria concepção do que seria aquele movimento. O resultado foram quadros com cores brilhantes, interiores, temas sobre a família e o corpo da sua companheira.

As primeiras obras que vemos ao chegar na exposição são as figuras de mulher que nos remetem diretamente às pinturas japonesas pela leveza e composição.

104311344

Bonnard não faz parte daquele grupo de artistas boêmios ou vindo de origem humilde, pois o pai era funcionário do governo e o filho tentou estudar Direito, mas preferiu os pincéis aos processos. Isso também o permitiu pintar cenas da vida burguesa. Achei genial este quadro sobre o jogo de crícket onde a roupa dos jogadores se confunde com a paisagem.

dusk-or-a-round-of-croquet-1892

Também estão na exposição uma série de fotografias que mostram o pintor na sua intimidade. Aliás, a fotografia foi largamente utilizada pelo artista para retratar sua companheira Marthe de Meligny e assim pintá-la nos mais diversos ângulos. Obceada por limpeza, ela costumava passar várias horas no banho e Pierre Bonnard aproveitava para se inspirar:

bather-1935

Após esta overdose de cores e belos desenhos vale a pena o visitante atravessar a rua e ver a exposição do fotógrafo tcheco Josef Koudelka (a mostra já terminou, mas há outra da fotógrafa chilena Paz Errázuriz). Suas fotografias em preto e branco são o oposto dos quadros de Bonnard e fazem uma belo contraponto artístico numa tarde chuvosa de outono madrilenho.

Para saber o horário e endereço da Fundação, consulte este post.

Obs: as fotos do post doram retiradas do site www.wikiart.org pois a Fundação Mapfre não permite fotografar suas fabulosas exposições.

 


Compartilhe |


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2013 Rumo a Madrid

Criação e desenvolvimento Guttdesign

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers