Plaza de la Villa

(post em 16/11/2013)


A plaza de la Villa abriga três prédios interessantíssimos: a casa e torre dos Lujanes, a casa de Cisneros e a sede do “pleno” de Madri. No meio está a escultura em homenagem ao almirante dom Álvaro de Bazán. Pequena, mas charmosa, o lugar era o point da Madri medieval e é impressionante como em poucos metros quadrados se contam tantas histórias.

DSC06374A casa e a torre de Lujanes pertenciam à família de mesmo nome e foram construídas no estilo mudéjar no séc. 16 e o prédio é bem ao estilo madrilenho com seus tijolos vermelho-terra-empoeirado.A tradição oral conta que esteve preso aí Francisco I, rei da França. Será? Certo mesmo é que a torre serviu de sede para numerosas academias e sociedades científicas.

 

 

DSC06375Já a casa de Cisneros foi construída em 1537 e pertencia ao sobrinho do cardeal, fundador da Universidade de Alcalá e meu amigo pessoal. Brincadeira! Apesar das reformas feitas no séc. 19 e 20 ainda conserva a fachada original. Tanto a casa de Cisneros quanto a casa de la Villa são unidas por um passadiço resultante das melhoras efetuadas no século 20.

A casa de la Villa é a sede do “pleno” de Madri. Não achei tradução exata porque o pleno é uma reunião dos vereadores com o prefeito da cidade. A frequência que acorre é determinada pelo número de habitantes de cada município. Este edifício é o mais novo dos três, do século 17 e foi bastante adaptado às modas arquitetônicas dos séculos posteriores. Com sua fachada neoclássica e torres pontiagudas forma um bonito conjunto com as demais construções.

 

DSC06376No meio, está a estátua de Álvaro de Bazán, o almirante responsável por importantes vitórias da Marinha espanhola como a Batalha de Lepanto, em 1571. Este combate foi de suma importância para que os turcos não continuassem seu avanço pelo Mediterrâneo. Participaram da contenda a Espanha, os Estados Pontifícios, e outros estados italianos. Liderados pelo príncipe Juan de Áustria, a vitória cristã foi garantida pela estratégia e não pelo número de soldados, pois os turcos os superavam.

O monumento retrata o nobre com as roupas típicas do século 16, foi esculpida por Mariano Benlliure e inaugurada em 1891. Esta praça pode ser pequena, mas ali se encontram verdadeiras joias!


View Larger Map

 


Compartilhe |


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2013 Rumo a Madrid

Criação e desenvolvimento Guttdesign

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers