Plaza Mayor

(post em 23/02/2016)


A Plaza Mayor é parada obrigatória de todo turista em Madri. Hoje em dia os visitantes, preocupados em tirar fotos, nem imaginam que ali já foi palco para aclamações de reis, touradas, autos de fé, Carnaval e muito mais.

A praça foi construída quando Felipe II decidiu que Madri seria a capital do Reino e para isso, precisava remodelar e embelezar as praças existentes. Como (quase) todas as obras daquela época, a construção foi andando devagar e cada arquiteto e governante dava seu pitaco. Também temos que considerar que vários prédios eram de madeira e arderam em grandes incêndios em três ocasiões distintas.

DSC00026

Um dos edifícios principais da Plaza Mayor é Casa de la Panadería que tem sua fachada principal toda pintada com motivos mitológicos. Inicialmente, ali funcionava uma padaria, mas ao longo do tempo serviu para sede da Real Academia de Belas-Artes e da Real Academia de História. Hoje abriga um centro de informação turística.

23_02_2016_14_57_47 (1)

Casa de la Panadería

Em frente está a antiga Casa de la Carnicería ou, traduzindo, Açougue. Como o próprio nome diz, ali se vendiam carnes e o comércio existiu até o século 19 quando as normas de higiene começaram a mudar. Em breve será inaugurado um hotel no local.

No meio da praça temos a estátua equestre de Felipe III realizada pelo mesmo escultor que fez a de Felipe IV, o italiano Pietro Tacca e Juan de Bolonia, cuja foto abre este post. Outro ponto importante são os bancos em ferro que retratam os incêndios, os carnavais e mesmo os autos de fé celebrados pela Inquisição. É difícil vê-los porque sempre há um turista amigo sentado ali, mas fica a dica.

23_02_2016_15_00_44

Detalhe do Carnaval.

Apesar de remodelada inúmeras vezes, a praça guarda sua função primordial de abrigar o comércio da cidade e ser um ponto de encontro. Antes tínhamos os açougueiros e padeiros; atualmente, as lojas de lembrancinhas para turistas. No lugar dos cavalheiros e damas, artistas ambulantes fantasiados que se oferecem para tirar fotos com os turistas e que cobram depois.

Atualmente, a Plaza Mayor recebe importantes eventos como concertos no festival Verano de la Villa, em julho;a tamborrada, na Semana Santa e uma feirinha de Natal, em dezembro.

DSCN6634

Tambores durante a Semana Santa, na Plaza Mayor.

Como boa historiadora preciso lembrar que esse tipo de construção vai influenciar diretamente as colônias espanholas na América. Afinal, quem foi a Buenos Aires, Lima ou Santiago sabe que a plaza mayor dessas cidades é parada obrigatória ali também.

 

 


Compartilhe |


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2013 Rumo a Madrid

Criação e desenvolvimento Guttdesign

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers