Praça Isabel II

(post em 21/08/2014)


A praça Isabel II fica nos fundos do teatro Real, no final da calle Arenal e é uma das saídas da estação de metrô Ópera. Reformada milhares de vezes aos gostos urbanísticos de cada época, o espaço atrai públicos de todas as idades como jovens com seus skates, frequentadores do teatro e os turistas que passam por ali rumo ao Palácio Real e à Catedral. Apesar de toda modernidade, muitos sequer imaginam que naquele local existiam as fontes de água que abasteciam a cidade e onde várias pessoas acudiam diariamente para buscar o precioso líquido nos Caños del Peral. Um pouco desta história está preservada na estação de metrô e pode ser visitada diaria e gratuitamente.

DSC02653

No centro da praça, se encontra a escultura da soberana Isabel II que reinou de 1833-1868. Esta rainha adorava as artes e principalmente, os espetáculos, foi a responsável pela remodelação da praça e impulsora da construção do teatro Real. Aliás, este foi inaugurado no dia do seu aniversário e outro teatro que também leva esta honra é o da Zarzuela. O monumento é de autoria de José Piquet y Duart e mostra a soberana olhando altiva e segurando o bastão de mando. Uma pena que ela está de costas para o teatro que ajudou a fazer.

DSC02664

Igualmente, há um ex-cinema de rua, o Real Cinema, que foi inaugurado em 1920, mas conheceu a agrura de ser bombardeado durante a Guerra Civil e demolido. Reaberto na década de 60, assim como tantos outros cinemas não aguentou a concorrência e atualmente funciona somente como teatro.DSC02659

 


Compartilhe |


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2013 Rumo a Madrid

Criação e desenvolvimento Guttdesign

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers