Praça Salvador Dalí

(post em 30/07/2014)


DSC01876Madri tem o privilégio de ter a única praça projetada pelo genial artista Salvador Dalí e onde se encontra uma escultura do mestre de Figueras. Inaugurada em 1986, entre as ruas Goya e a avenida Felipe II, no bairro de Salamanca, o conjunto consiste em uma estátua e um dolmém. Como muitas obras do pintor/escultor nem sempre se entende, mas é impossível ficar indiferente ao monumento. Afinal, o que representa uma escultura em bronze de uma figura humana com uma maçã nas mãos? Porque seu peito e barriga foram retirados em seu lugar está uma esfera? Detalhe: a maçã e a esfera estão suspensas por um fio negro e durante a noite se tem a impresão que flutuam no espaço.

Pesquisando em sites especializados descobri que a escultura representa um ser humano que busca a perfeição.Algumas etapas já foram cumpridas: ele se rege pela razão, por isso não tem vísceras; seu lado animal já foi superado. Entretanto, ele caminha porque ainda tem muito que se aperfeiçoar, como indica o pé cortado em três.

DSC01874

Na base da escultura está escrito o nome Gala, a celebrada esposa e musa inspiradora de Salvador Dalí. Completa a obra um dolmem ou uma enorme pedra sustentada por três colunas que fazem referência aos monumentos funerários utilizados nos primeiros sepultamentos. O dolmem é muito maior que a estátua como se o artista quisesse lembrar ao homem da sua constante fragilidade sobre a terra. Afinal, somos todos mortais e cedo ou tarde teremos também nosso próprio monumento funerário.

Onde ? Metrô Goya, L2 – saída “Palacio de Deportes”


Compartilhe |


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2013 Rumo a Madrid

Criação e desenvolvimento Guttdesign

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers