Real Igreja de Santo André

(post em 24/07/2014)


No bairro de La Latina, está localizada uma das mais antigas paróquias e igrejas da capital espanhola, a Real Igreja de Santo André. Dedicada ao apóstolo servia de capela quando os reis católicos se alojavam por aqui, daí o título de “Real”.Lindo templo em estilo barroco que tinha entre seus paroquianos o santo padroeiro da cidade, San Isidro e sua esposa, Santa Maria de la Cabeza. Aliás, a atual igreja foi justamente ampliada e reformada no século 17, logo após a canonização do santo, para receber corpo de San Isidro. O corpo ficou ali um bom tempo para veneração dos fiéis, mas este foi transferido para a Colegiata de San Isidro em 1767, onde permanece. Ao lado, está a reconstruída casa do patrão de San Isidro que abriga hoje o museu das Origens (chamado também de museu de San Isidro).

DSC00360

Em 1936, no início da guerra civil, o templo foi saqueado e queimado inteiramente. Não sei como era antigamente, mas hoje em dia é muito bonito por dentro e por fora. Imagino que as pinturas e esculturas barrocas deveriam ser impressionantes comparadas às de hoje, mas vale a visita.

Sin títuloPara entrar no templo se passa por um pequeno jardim, que já serviu de cemitério, onde há uma imagem da Virgem. O interior está pintado de rosa-salmón-escuro ou seja lá o nome que tem esta cor, um tanto quanto inadequada para uma igreja. No altar está uma cruz simples, várias pinturas dos demais apóstolos e a cúpula decorada com detalhes dourados.

Admire a cúpula do exterior ornada com estátuas dos apóstolos e as portas laterais, cada uma com uma imagem de um santo e decoração digna do barroco madrilenho.

Onde ? Plaza de San Andrés, 1. Metrô La Latina, L5.

Quando ? De 9h às 13h e de 18h às 20h


Compartilhe |


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2013 Rumo a Madrid

Criação e desenvolvimento Guttdesign

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers