Real Madrid: estádio e museu

(post em 09/11/2013)


DSC06434A sensação é de admiração e inveja. Afinal, o meu time tem praticamente uma torcida do tamanho da população espanhola e não tem um terço da estrutura do Real Madrid. Custava expor a taça de 1981? Uma galeria da fama com os melhores jogadores? Uma TV mostrando os melhores gols de todos os tempos? Tenho certeza que toda a nação pagaria para ver e posar para uma foto.

Mas como o meu time não quer ganhar dinheiro com os torcedores mostrando sua história, aqui na Espanha o Real Madrid deita e rola com sua fama. Só para vocês terem uma ideia, o museu madridista é um dos museus mais visitados da cidade junto ao Prado e o Reina Sofia. E é caro: custa 19 euros (ui!!) e assistir a um jogo, dependendo do campeonato, é quase impossível.

DSC06448A primeira fez que estive no Estádio Santiago Bernabeu foi no amistoso Espanha 1 X 0 Colômbia. Recém-chegada ao país fui aproveitar esta oportunidade ímpar. Afinal, sabe Deus quando poderia voltar ali. A partida foi em janeiro e logo de cara a novidade: o estádio tem calefação! Já pensou ar-condicionado no Maracanã?

 

Graças a generosidade de um grande amigo pude voltar mais vezes. Como os ingressos são destinados aos sócios sobram poucos para os pobres mortais. Quando alguém da família dele desiste de ir ao Bernabéu ele liga pra gente e lá vamos nós felizes e contentes.

 

DSC04787Para quem nunca pôde frequentar o Maraca pelo fato de ser mulher tudo é novidade e espanto. Primeiro, basta chegar cinco minutos antes do jogo começar. Segundo, a sensação de segurança tanto dentro quanto fora do estádio. Por fim, o lanchinho obrigatório que todo mundo traz para comer no intervalo. Tem gente que critica e diz que a torcida do Real Madrid não tem emoção, não tem o calor de uma partida de futebol. Ora, eu prefiro assim. Só fui uma vez ao Maracanã ver o Flamengo jogar justamente por causa desse excesso de emoção.

 

DSC00077Finalmente, quando uma amiga rubro-negra veio nos visitar, fui ao museu. O tour começa com uma visão espetacular do campo do último andar e em seguida, o visitante desce para percorrer a história do clube e suas conquistas. Estão ali expostos as taças, os antigos uniformes, ingressos, os recordes, fotos gigantes do time “galático” e um painel com os presidentes do Real Madrid com destaque para ele, Santiago Bernabéu. Emocionante são as homenagens aos grandes jogadores que passaram pelo clube: Di Stéfano, Pusckas, Raúl, Ronaldo. Todos com fotos, camisas e prêmios como a chuteira do Ronaldo.

 

DSC00094Como não poderia deixar de ser há um espaço para a conquista da copa Intercontinental de 1998. Surpresa total ao ver a camisa do time rival! Pensei que fosse honraria, mas não! Era para mostrar a quem o Real Madrid havia derrotado por 3×0 naquele histórico dia.

 

Para finalizar, se percorre o gramado com direito a sentar nos bancos dos jogadores, e também o vestiário e a sala de entrevistas à imprensa. Como os cartolas do Madrid aprenderam direitinho, a saída é através loja onde existe todo tipo de lembranças para os fãs do futebol. Se a fome apareceu ali mesmo, ainda é possível ir aos restaurantes ou ao café que funcionam dentro do estádio. Quero ver alguém fazer o mesmo no Rio.

__________________________________________________________________

Atualizando: a organização da exposição muda de tempos em tempos e a camisa do “heróico português” já não pode ser vista por ali.

Se você quiser saber mais sobre futebol espanhol, acompanhe o maravilhoso blog da minha colega Tati Mantovani, Efeito Fúria.

 

Onde? Para chegar ao estádio basta pegar a L10 e salta na estação Santiago Bernabéu. Fácil, não? Trem (cercanias): Nuevos Ministerios.

Quando? Dias sem jogo: segunda a sábado: de 10:00 a 19:00 horas. Domingos e feriados: de 10:30 a 18:30 horas. Dias de jogo: até cinco horas antes do horário da partida. Depois não é possível visitar o gramado e os vestiários.

Quanto? Menores de 14 anos: 14€ e adultos: 20€. Quem tem MadridCard não paga.


View Larger Map

 


Compartilhe |


1 Comentário

  1. Guttemberg diz:

    Será que um dia meu clube de coração chega lá?

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2013 Rumo a Madrid

Criação e desenvolvimento Guttdesign

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers