Restaurantes em Madri: modo de usar

(post em 25/10/2013)


DSC08180Prepare-se para comer bem em Madri, onde qualquer boteco serve uma comida deliciosa e graças a Deus há pouquíssimos self-service, essa desgraça gastronômica, que mistura todo tipo de comida sem critério.

Os restaurantes, geralmente, servem dois pratos. O primeiro, algo mais leve como salada, arroz, sopa quente ou fria (dependendo da estação), peixe; e o segundo, com mais sustância, como carne, batata e massas. Já estão incluídos no preço o pão (sim, o pessoal ainda come pão com a comida), bebida alcoólica ou não, café ou sobremesa. Isso sem os 10% do garçom que não são obrigatórios. Aliás, ninguém aqui deixa 10% do valor da conta. Um euro ou dois já está de bom tamanho.

Atenção ao atendimento. Aqui é muito o comum o restaurante ter somente UMA pessoa atendendo todas as mesas. No verão, quando se colocam cadeiras na calçada (as populares terrazas), até se contrata outra pessoa para atender as mesas que ficam fora. Por isso, não espere encontrar um garçom paciente. Geralmente, os restaurantes colocam num quadro dizendo quais são os pratos servidos naquele dia. Assim, decida antes de entrar ou de se sentar à mesa. Se for tarde e estiverem servindo um prato badalado (como paella ou gazpacho) escolha logo uma segunda opção, pois é muito comum certas comidas terminarem.

Outra particularidade espanhola são os horáriosLa Lirio, pois aqui tudo acontece mais tarde. Almoço só a partir das duas horas e o jantar lá pelas nove. Não estranhe se você entrar em um restaurante uma da tarde e o garçom te informar que a cozinha ainda não está aberta.

Atenção para os preços. Refeições servidas do lado de fora custam até 20% mais caras que as servidas dentro. Igualmente, se a pessoa pede no balcão (barra) sai mais barato. Esta regra vale para quase todos os estabelecimentos e você decide como será. Boa sorte e bom apetite!

PS: O prato que ilustra o post são as migas degustadas na Taberna “La Lirio“.

Sabe a diferença entre um pincho e um bocadillo ? Expliquei tudo neste post.

Post revisado em: 17/05/2015


Compartilhe |


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2013 Rumo a Madrid

Criação e desenvolvimento Guttdesign

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers