Roteiro Atocha

(post em 05/09/2016)


Os arredores da Estação de Atocha não são, digamos, a parte mais bonita da cidade e que esteja cheia de atrações turísticas, ou que tenha aqueles monumentos imperdíveis. Afinal, a avenida que rasga o espaço entre o Passeio do Prado e a estação tornaram a caminhada pouco convidativa. Somado a isso, lembrem-se que a própria estação de Atocha é um passeio em si mesmo, com sua bela arquitetura de começo do século 20, esculturas, o monumento pelas vítimas do atentado do 11-M, jardim interno e as tartaruguinhas que fazem a alegria da criançada e dos adultos.

No entanto, vamos imaginar que você chegou muito cedo à estação, não quer ir ao Museu Reina Sofia e nem ao Prado e já cansou de ficar vendo as plantas e animais. Ou simplesmente já veio algumas vezes a Madri, mas nem sabe que por ali guardam algumas boas surpresas.

Abaixo um pequeno roteiro de atrações que estão ao redor da estação de Atocha e que podem ajudar a passar o tempo:

dsc02220Palácio de Fomentoatual sede do Ministério de Agricultura, Alimentación y Medio Ambiente, o edifício chama a atenção pela sua fachada, com duas escultuas sensacionais que guardam a entrada zelosamente. Do mesmo modo, as três esculturas aladas pousadas no alto do telhado fazem a alegria dos fotógrafos, em especial se o dia estiver claro. Infelizmente, só é possível visitá-lo com visita marcada e no fim de semana.

 

DSC07415Museu Nacional de Antropologiaseguindo a mesma calçada do Palácio de Fomento é possível dar um passeio pelos cinco continentes sem sair de Madrid. O acervo é uma coleção de objetos que mostram costumes de vários povos, especialmente daqueles que os espanhóis mativeram contato.

 

 

 

Panteão de los Hombres Ilustres – mais a frente temos o Panteão dos Homens Ilustres onde repousam os restos de alguns espanhóis notáveis. Se você DSC02145não gosta de cemitério – no fundo, todo panteão é isto – fique tranquilo que não tem ninguém lá. A ideia era fazer um monumento que reunisse grandes personalidades, mas muitas famílias não quiseram separar-se dos restos mortais de seus entes queridos. O que restou foi uma bela coleção de esculturas funerárias do final do século, num edifício de arquitetura neorromânica.

 

 

 

 

basilica atochaReal Basílica de Nossa Senhora de Atocha – para completar o passeio, dobrando a esquina do Panteão, está a bela basílica de Nossa Senhora de Atocha, de 1951, guardiã da imagem da santa de mesmo nome. Admire os vitrais com cenas bíblicas desse pequeno templo que está ligado a história de Madrid e da família real que conservam a tradição de apresentar seus filhos neste templo. Horário: 07:30h a 13:00h e 17:30h a 21:00h.

 

Depois deste pequeno recorrido, siga em frente, margeando os edifícios administrativos da Renfe (a companhia ferroviária espanhola) e você já vai ver a estação de Atocha.

 

 

 


Compartilhe |


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2013 Rumo a Madrid

Criação e desenvolvimento Guttdesign

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers