Sorolla e os Estados Unidos

(post em 06/10/2014)


Atenção amantes do impressionismo, admiradores de marinhas e retratos em geral. Na sala Recoletos, da Fundação Mapfre está em cartaz a exposição Sorolla e os Estados Unidos, até 11 de janeiro. Tratam-se de quadros que foram vendidos a colecionadores americanos ou que foram encomendados ao pintor que nunca estiveram aqui na Espanha. Imperdível!

sorolla

Além de poder admirar ainda mais a beleza da luz em suas obras estão expostas o estudo que ele fez para um quadro retratando o navegador Cristovão Colombo, bem como retratos de vários burgueses americanos que pousaram para o artista. Dentre esses está o quadro da minha xará Juliana Armour Ferguson, uma ricaça de Chicago que adorava arte egípcia.

juliana sorolla

Também é possível conhecer um pouco da personalidade do pintor. O rapaz gostava muito do que fazia. Mas muito mesmo! Acabava de almoçar em um restaurante e aproveitava para desenhar a lápis nos menus (primeira foto). Se estava de bobeira no quarto do seu hotel, pegava os papelões que vinham com suas camisas engomadas, e pintava aquarelas com o que via da sua janela. Um caso de compulsivo feliz.

Aproveite sua estadia em Madri e tenha uma overdose de Sorolla: visite o museu e a exposição. E depois me conte, claro.

PS: Infelizmente está proibido tirar fotos dos quadros e estas são reproduções da Internet.


Compartilhe |


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2013 Rumo a Madrid

Criação e desenvolvimento Guttdesign

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers