Teresa de Jesus – exposição

(post em 26/04/2015)


Este ano se comemora o V Centenário do nascimento de santa Teresa de Ávila. Por isso, a Biblioteca Nacional está com uma exposição maravilhosa que mostra os livros que a inspiraram, as primeiras edições de seus escritos, assim como quadros e esculturas que retratam as principais passagens da vida da santa. Muitas dessas obras estão em diferentes pontos da geografia espanhola e esta é uma rara oportunidade de vê-las juntas no mesmo lugar.

DSC08800

Santa Teresa, de Alonso Cano, 1629. Madeira policromada.

Escritora, poeta, grande leitora, mística, reformadora do Carmelo, doutora da Igreja. Ufa! Fica difícil definir esta mulher que ousou no seu tempo e inspirou gerações posteriores a seguir um caminho mais simples para conseguir a perfeição. Estão lá trechos do seu “Castelo Interior” e das inúmeras cartas que manteve com os poderosos da época, como o rei Felipe II, para levar a cabo a reforma da ordem religiosa dos carmelitas descalços. Após a morte de Teresa, o ilustre soberano ordenou que os escritos da santa fossem incorporados à coleção que mantinha no El Escorial.

DSC08781

Igualmente, podemos adimirar reproduções em fotos sua Ávila natal e da cela onde passava horas escrevendo e meditando (ou seria o contrário?). Como não poderia deixar de ser, a exposição traz diferentes versões de vários artistas para o êxtase que ela sentia quando rezava e foto que abre este post é do quadro de Giuseppe Bazzani. Desta maneira, se você não tem planos ou tempo para ir a Ávila, vale a pena incluir uma visita à exposição e conhecer um pouco da vida e obra de santa Teresa.

Onde? Biblioteca Nacional – Paseo de Recoletos, 20 – Metrô Serrano, L4

Quando? Até 31 de maio de 2015. Terça a sábado – 10h às 20h. Domingos e feriados – 10 às 14h

Quanto? Gratuito


Compartilhe |


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2013 Rumo a Madrid

Criação e desenvolvimento Guttdesign

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers