Thaïs Morell apresenta “Amaralina” em Madri

(post em 16/11/2015)


A cantora e compositora curitibana Thaïs Morell apresenta canções do seu novo disco, Amaralina e os sucessos de “Cancioneira”, no café Berlin, dia 2 de dezembro, às 21h, ao lado do baterista Borja Barruta. Continuando a sonoridade do seu ótimo trabalho anterior “Cancioneira”, lançado também pelo selo valenciano Sedajazz, Thaïs Morell traz neste disco um som atraente e cheio de matizes do jazz, música regional brasileira e instrumentação caprichada.

Formada em Música pela FAP (PR) e com passagens pela Universidade de Música Sibelius Academy, na Finlândia e pelaa Universidade de Gana é difícil escolher o que mais encanta em Thaïs Morell: sua técnica instrumental ou sua voz marcante. Morando há seis anos na Espanha, a cantora e compositora conquista pelo seu timbre grave, o ritmo contagiante de suas composições e, principalmente, o jeito de cantar com a intimidade das cantoras da bossa nova, mas com a potência das divas de jazz. Na entrevista abaixo ela conta um pouco mais de “Amaralina”:

1 – Gostaria que você contasse como foi fazer “Amaralina”. Você manteve o clima intimista do seu primeiro trabalho “Cancioneira”, mas precebe-se que a parte instrumental cresceu com o piano, acordeom e o sax, a percussão mais rica. Quais as principais diferenças que encontramos em relação ao primeiro? Como foi a escolha dos parceiros?

Segui a mesma direção do primeiro disco, misturando elementos da música brasileira com jazz e world-music. Poderia dizer que este novo disco tem arranjos um pouco mais trabalhados, pois várias canções tem uma formação de 5 ou 6 músicos, sendo que no primeiro as músicas foram gravadas como máximo em quarteto.

Os colaboradores são quase todos amigos e colegas de profissão, gosto de trabalhar com essa proximidade, porque a comunicação musical flui mais naturalmente. Também gosto de trabalhar com músicos que estejam abertos a experimentar e passear por diferentes estilos, sem se apegar a purismos ou regras imutáveis.

2- Por que você optou por continuar a cantar em português?

Gravei uma faixa em espanhol (Los Mozos de Monleón, pop Español/Lorca), e outra com participação do grande cantor valenciano de folk Carles Denia, que canta em valenciano. O fato de cantar em português não é exatamente uma opção, pois quando eu componho, a letra vem em português. Gostaria de compor em espanhol, e acho que cedo ou tarde isso vai acontecer naturalmente. Também tenho vontade de gravar compositores espanhóis, essa pode ser uma ideia para um terceiro disco.

3- Que podemos esperar deste show em Madri?

É a primeira que vou dividir palco com o baterista/percussionista Borja Barrueta (o músico já tocou com nomes como Jorge Drexler, Carmen Paris, Jorge Pardo, Josemi Carmona) e é um grande prazer e honra compartilhar minha música com ele, que é um músico que tem um talento e sensibilidade extraordinários. Estamos preparando canções dos meus dois discos e outras surpresas! Vai ser com certeza um momento muito bonito, música intensa e delicada, no mítico palco do Café Berlin.

thais morell PROMO 2_baixa_2

Thais Morell. Foto: Alfonso Calza

4- Você vai fazer turnê pelo Brasil com o disco? Já tem alguma previsão?

Sim, mas ainda não tenho todas as datas confirmadas. Por agora, dia 24 de janeiro tenho um show em Curitiba, no meu querido e saudoso Teatro Paiol. Vai ser maravilhoso voltar a tocar lá.

5- Você também é professora de música, e realizou workshops de música brasileira em Valência, Madrid, Barcelona e Cádiz. Como é a experiência de oferecer o Workshop de Canto Bossa Nova na Espanha?

Sempre muito positiva, a bossa nova gera um grande interesse entre os cantores e cantoras espanhóis, tanto pelo balanço típico da música, quanto pela melodia e o gingado do próprio idioma. As letras também são muito atraentes e é muito divertido e enriquecedor para todos, uma atividade que adoro realizar, e com a qual me identifico muito.


Thaïs Morell e Borja Barrueta

Onde? Café Berlim – calle Jacometrezzo, 4. Metrô Callao, L5.

Quando? Dia 2, às 21h.

Quanto? 8 euros

 


Compartilhe |


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2013 Rumo a Madrid

Criação e desenvolvimento Guttdesign

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers