Tio Pepe na Porta do Sol

(post em 14/06/2014)


A publicidade é tão presente me nossas vidas que algumas fazem parte da paisagem das cidades. Em Madri, uma propaganda de um jerez (ou xérez ou sherry), inaugurada em 1935, na Porta do Sol, sobreviveu à Guerra Civil e às regulamentações sobre o uso do neón e aos novo tempos. Trata-se de Tio Pepe, um vinho licoroso feito em Jerez de la Frontera, desde 1888. O desenho é lindo: uma garrafa vestida com traje típicos da região: chapéu e jaqueta vermelha, um violão e o slogan: “o sol da Andaluzia engarrafado”. Pronto! Bastou isso para que Tio Pepe fosse tão querido quanto o Urso Madronho.

A publicidade ficou na cobertura do edifício de número 1 até 2011 quando este foi vendido. Uma comoção se alastrou por Madri. Afinal, até os guias turísticos chamam atenção para o simpático reclame. Depois de muita negociação, concordaram em colocá-lo na mesma Porta do Sol, mas no número 11. Outra gritaria, posto que ali o ângulo não é dos mais favoráveis para visualizá-lo. Bem, do meu humilde ponto de vista, melhor assim do que perdê-lo para sempre…


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