Touradas sem touro

(post em 29/06/2015)


Tem gente que gosta e tem gente que detesta as touradas. Porém, há uma terceira categoria que tem apenas curiosidade, mas não suporta ver sangue. Para estes recomendo o tour pela praça de touro de Las Ventas, em Madri, se desejam entender um pouco deste aspecto cultural espanhol.

Com a arena vazia e ajuda de um audio guia em português, o visitante começa o trajeto pela Porta Grande, segue pelas varandas, conhece as arquibancadas e desce até o local onde touros e toureiros se reúnem antes do espetáculo (?). Na primeira vez que visitei a Espanha, tinha feito isso em Sevilha, na arena de La Maestranza. Foi a única maneira que encontrei de saber mais da festa (?) sem ver o bicho sofrer.

20150628_112216

como diz o nome, os muleiros utilizam mulas para retirar o corpo do animal da arena.

 

Assim, o turista pode conhecer todo o ritual que envolve a preparação dos toureiros, os reponsáveis pela chegada dos touros à praça e o destino que o animal tem após o término da tourada, pois os touros são esquartejados em um açougue imediatamente depois da lide. Também ficamos sabendo os grandes nomes que passaram por ali e as lendas taurinas que acompanham uma das praças mais importantes do mundo.

20150628_112221

Turistas escutando as explicações no local onde ficam os toureiros.

 

O passeio dura cerca de uma hora e pode ser feito durante todo ano. Infelizmente, o museu taurino está fechado para ampliações e só deve abrir em setembro de 2015. Assim como no estádio Santiago Bernabéu, há um serviço de fotomontagem onde colocam a sua cara no corpo de um toureiro. No final, há uma lojinha bem interessante com lembrancinhas de todo tipo em torno da tauromaquia.

O tour pode ser feito de segunda a domingo, custa 14 euros, com entrada reduzida de 11 euros, já incluído o audioguia. Importante: é melhor fazê-lo pela manhã, a partir das 10h, porque os horários da tarde variam conforme as corridas. Em maio, auge da temporada em Madri, é melhor ligar antes. Mais informações: http://lasventastour.com/


Compartilhe |


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2013 Rumo a Madrid

Criação e desenvolvimento Guttdesign

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers