Trem Medieval a Siguenza

(post em 08/08/2014)


Imagina você ir a uma estação de trem e se deparar com Dom Bernardo de Agén, bispo de Siguenza, cavaleiros, uma donzela que só pensa em casar, músicos e o bobo da corte. Eles não só estariam ali, como embarcam no trem com você e contam o que se passou no século 12 quando o próprio bispo comandou as tropas que conquistaram Siguenza aos cristãos.

IMG_2656

O Trem Medieval de Siguenza é uma iniciativa da companhia ferroviária da Espanha, a Renfe, que promove passeio especiais a algumas localidades nos arredores de Madri com encenação, degustação de quitutes e passeio guiado. A companhia oferece também o Trem de Cervantes onde Dom Quixote nos conduz a terra do seu criador, Alcalá de Henares; e o Tren de la Fresa (Trem dos Morangos), onde somos levados a Aranjuez para conhecer o palácio onde a família real passava os verões. Por fim, também há o trem Trem da Natureza, onde grupos conhecem um pouco mais da flora e fauna das serras de Madri.

Voltando a Siguenza. O trem sai da estação de Chamartín e em 1h 15min chega a localidade. Ali somos repartidos em grupos e conhecemos a cidade com uma guia que nos conta sobre o assédio dos exércitos, as diputas entre as famílias nobres da região e a respeito das querelas entre o bispo e os reis de Castilha. Soma-se a toda essa informação detalhes sobre a arquitetura e gente ilustre que é oriunda de Siguenza.

IMG_2725

O passeio também percorre a praça central onde há uma feira com produtos variados e também ao Parador local. Aliás, todos os presentes concorrem há uma noite no luxuoso hotel. Mais uma cortesia da Renfe para os turistas! Infelizmente, não fui a contemplada…

Há uma pequena pausa para o almoço e depois somos conduzidos à belíssima catedral.Depois da conquista da cidade, dom Bernardo, o bispo-general, começou a levantar a catedral. Esta ficou localizada sobre as antigas ruínas de uma igreja visigoda, como era costume naquele tempo.Como todo templo milenário, a igreja sofreu alterações no exterior e no interior: se a aparência é românica, quase uma fortaleza, dentro se pode ver vitrais, arcos cruzados de inspiração gótica e altares barrocos.

IMG_2677

No entanto, a maior atração é a estátua do doncell escultura funerária feita pela família de Martín Vázquez de Arce quando este foi morto na Guerra de Granada, em 1486. A estátua é um belo exemplo de transição da arte medieval e renascentista e é emocionante vê-la de perto.

Esse passeio agrada a crianças de todas as idades, mas recomendo quem estiver com crianças a levá-las. Mesmo que o pequeno não fale espanhol, os atores tocam, cantam e fazem palhaçadas que se entendem em qualquer idioma.

Quando ? De abril a a junho e de setembro a novembro, sempre aos sábados. De 10h às 21h.

Quanto ? 30 euros

Mais informações (em espanhol): http://www.renfe.com/ofertas/oferta_tMedieval.html


Compartilhe |


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2013 Rumo a Madrid

Criação e desenvolvimento Guttdesign

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers