Zaragoza

(post em 05/10/2016)


Uma das vantagens de Madri é a sua localização no centro da Espanha o que permite a possibilidade de viajar para várias cidades quase de maneira equidistante. Por isso, um dos destinos escolhidos no inverno de 2014 (!) foi a cidade de Zaragoza.

A cidade é super conhecida pela Basílica do Pilar que abriga a imagem da Virgem do mesmo nome. Em 12 de outubro, a Festa do Pilar em honra de Nossa Senhora do Pilar dura uma semana, com direito a oferenda floral, procissão e eventos de natureza, digamos, menos religiosa e que reúne milhares de pessoas.

E o que mais tem em Saragoça? Bem, tem arte, muita arte e história! Ora, qualquer cidade europeia tem isto também. Ok,ok. Pense numa cidade em que você pode ir do Império Romano às guerras napoleônicas, passando pela dominação árabe que deixou belos palácios. Sem contar o celebrado escultor Pablo Gallardo que tem um museu ali e o precioso Museu Nacional de Belas-Artes. No entanto, se você não quer entrar em nenhum deles, basta dar uma passeio pelas ruas de Saragoça que você verá uma grande quantidade de obras de arte para ser admirada.

Quando ir ? Apesar de ser friorenta, já me defendo no frio. Porém, em Zaragoça, em dezembro acontece o fenômeno meterológico do “cierzo”, um vento maldito que não para de soprar um minuto. Esse desgraçado fez a gente mudar de planos mais de uma e não pudemos visitar alguns lugares com medo que o Pimpolho ficasse doente.

Em contrapartida, dezembro é um mês ótimo de viajar na Europa porque as cidades se enfeitam para o Natal, há atrações para crianças, feiras e vendedores ambulantes oferecendo comidas gostosas e engordativas.

O que ver?

Basílica del Pilar – linda e esplendorosa. O grande atrativo da cidade não decepciona os viajantes mais exigentes. Diz a lenda que a própria Virgem Maria, em cima de um pilar, teria aparecido ali ao apóstolo Tiago no século 4. Verdade ou não, o fato é que ali existia uma capela onde se reunia a comunidade cristã no tempo que os árabes dominavam a cidade. Uma vez reconquistada, a igreja só fez aumentar e hoje temos um belo edifício barroco, com quatro torres, cúpulas e no interior, a linda e barroquíssima capela dedicada a patrona. A igreja divide o estatus de catedral com o antigo tempo, La Seo, que está ali do outro lado da praça e merece ser visitada também.

1024px-basilica_del_pilar_zaragozaaragonspain

Entrada gratuita

Museu Pablo Gallardo – a grande surpresa! Não estava ligando o nome a pessoa, mas ao ver uma das cópias da escultura “O Profeta”, de 1933, me transportei ao Museu Reina Sofia, que alberga outras peças do mesmo autor. Aliás, tenho uma foto ao lado desta escultura, no tempo que ainda era possível tirar foto nas salas vizinhas à “Guernica”, mas hoje nem tente fazer isso ou os seguranças lhe aplicarão uma voadora arrasante.

dsc04915

Outubro de 2010. Recém-chegada. Hoje não é possível tirar foto ao lado desta escultura.

Alojado no lindo Palácio de Argillo, o Museu Pablo Gallardo reúne esculturas e desenhos do artista doadas ao município pela sua filha. Gallardo foi contemporâneo de Picasso, Max Jacob e Juan Gris, mas soube andar tanto pelo estilo clássico e realista do século 19 como acompanhar as correntes artísticas do seu tempo.

Também em Barcelona há várias esculturas do autor em Montjuïc.

 

14_09_2016_06_25_47

Vai, cavalinho!

 

 

 

 

Onde? Pza. de San Felipe, 3

Quando? Terça a sábado, de 10 a 14 h e de 17 a 21 h. Domingo e feriado, de 10 a 14,30 h.

Quanto? 4 euros

 

Museu de Zaragoza – sabe aquele museu que você entra só porque está perto do hotel? Pois foi um grande achado e onde tive a oportunidade de ver um pouco de todas as culturas e povos que passaram ali pela região, desde exemplos de arte românica até os constumbristas do século 19. O Museu de Zaragoza é uma preciosidade que congrega exemplos de várias correntes históricas e artísticas. O museu presta homenagem ao ilustre filho da terra, Francisco Goya, cujas cópias de algumas obras podem ser vistas ali. Destaque para a recriação de aposentos romanos e manequins trajados com as vestimentas típcas da região.dsc06508

08_09_2016_17_06_19

Onde? Plaza de los Sitios, 6

Quando? Terça a domingo. 10:00 às 14:00 e 17:00 às 20:00

Entrada gratuita

 


Compartilhe |


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2013 Rumo a Madrid

Criação e desenvolvimento Guttdesign

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers